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Aqueço ou não aqueço?

Sempre aqueça. A diferença, dependendo da idade da moto, estará no tempo de aquecimento.
As mais antigas precisavam funcionar por 10 a 15 minutos antes de poderem rodar. As motos mais modernas aquecem rápido, mesmo em climas mais frios.
De todo modo, é preciso, sim, deixar o motor funcionando de 1 a 5 minutos antes de partir.
Termine de vestir o capacete e a luva com a moto ligada, que será o tempo suficiente.
Isso garante que o motor, pistões e outros componentes tenham uma lubrificação inicial para envolver os componentes internos.

Vá com calma

Passados esses primeiros minutos, não acelere muito. Dê tempo para a lubrificação do motor estar na temperatura ideal, particularmente em dias frios. Vá com calma nos primeiros 15 minutos.

Evite problemas

Ainda que você esteja com pressa, não vale a pena abrir mão desses primeiros minutos porque o motor, operando frio, não consegue bombear óleo corretamente, o que prejudica a lubrificação do motor. A longo prazo, isso pode te trazer muito prejuízo.
Além disso, precisamos considerar que as peças do motor dilatam com o calor, mas o que poucos sabem é que os diferentes materiais que compõem as peças do motor se dilatam em velocidades e proporções diferentes. Os pistões feitos de liga de alumínio, por exemplo, dilatam mais rápido do que o bloco do motor, geralmente de ferro fundido.
Caso você não espere o motor aquecer por inteiro, os pistões vão exercer uma pressão maior sobre os anéis, que por sua vez pressionarão as paredes dos cilindros, gerando um desgaste maior.

Baixas temperaturas pedem cuidados maiores

Em algumas regiões do país, a temperatura pode cair abaixo de 10 graus. Nesse caso, é preciso ter mais cuidado.
Especialistas indicam que em dias de frio as motos podem ficar ligadas até 5 minutos antes de serem pilotadas, inclusive as mais modernas.
Quando as temperaturas caem abaixo de 10 graus, o óleo precisa se aquecer antes de poder se mover suavemente por todos os componentes.

Nos dias de frio, os fluidos ficam mais espessos. Então, para funcionarem na sua melhor forma e lubrificar adequadamente, eles precisam de mais minutos de ação após o funcionamento do motor.

Sair dirigindo com o motor frio o coloca sob pressão. Com isso, muito mais combustível é necessário para impulsionar o veículo. Com mais combustível queimado em um curto espaço de tempo, os componentes do motor aquecem mais rapidamente.

E você? Aquece ou não sua moto antes de sair? Comenta aqui pra gente!

 

FONTE: www.albamoto.com.br

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