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Dúvidas na hora de comprar pneus para sua moto? A escolha pode não ser tão simples como aparenta. Para ter conforto e ainda apresentar uma boa performance, você deve contar com um pneu ideal. Só assim você terá o resultado esperado e a performance que sempre sonhou na cidade ou na estrada.

Este produto deverá ser escolhido inicialmente de acordo com as características do seu veículo e com o tipo de solo que será percorrido, seja para passeios breves no dia a dia, no asfalto ou na estrada de chão.

Primeiramente precisamos lembrar que existem grandes grupos de motos, como por exemplo: CUSTOM, BIGTRAIL, STREET, SUPER SPORT, OFF ROAD, Etc… E dentro de cada grupo existem os pneus ideais para cada ESTILO de moto!  Muitas vezes nos atentamos apenas à medida indicada pelo manual, esquecendo o fato de que a mesma MEDIDA pode atender diversos grupos de motos. E não seria indicado instalar na sua motocicleta custom um pneu para bigtrail (ou vice versa) visto que os compostos e indicações de uso são BEM distintos. Indíce de carga e velocidade também são muito importantes e variam bastante de acordo com o estilo da moto. Então fique atento!

1) Um tipo de pneu muito procurado para quem busca performance e grip nas pistas, para o grupo de motociclistas de supersport, é o SLICK. Também conhecido como pneu RACE.  Tem como principal característica sua banda de rodagem totalmente lisa, sem sulcos.

Estes pneus são produzidos com compostos exclusivos para competição, super macios e funcionam melhor a temperaturas muito elevadas, garantindo assim uma boa performance em competições. O seu tempo de vida útil é muito curto e, por isso, deve ser constantemente reposto.

É importante saber que pneus “slick” devem ser usados exclusivamente em circuitos. Eles não são homologados para o uso em rodovias ou cidade. Além disso são pneus projetados para um único aquecimento, por exemplo, uma competição, em que se eleva a temperatura ao máximo. Pneus esportivos para uso em vias públicas já suportam múltiplos aquecimentos, para que sua performance seja consistente por toda a vida útil do produto. E não apenas uma competição.

2) Se você não participa de circuitos, nem compete profissionalmente, mas não perde a chance de dar uma volta com muita esportividade aos finais de semana com sua moto, os pneus super sport homologados para vias públicas são a melhor opção. Tais como: Diablo Super Corsa SP V2 ou Super Corsa SP V3.

Estes são pneus de borracha bem macia também, para uma ALTÍSSIMA aderência e grip, porém apresentam compostos para múltiplos aquecimentos e sulcos que permitem segurança em caso de chuva por exemplo, para que sua segurança e as dos demais condutores da rodovia não seja comprometida.

Ainda no segmento de motocicletas SuperSport/Sport encontram-se uma infinidade de modelos de borracha intermediária, como: Pirelli Diablo Rosso 3 e Metzeler Sportec M7 que também garantem uma boa performance e grip mas prezam também pela maior durabilidade, com uma borracha um pouco mais dura. Lembrando que: Quando mais esportivo e aderente o pneu é, menos ele dura! É impossível ter um pneu extremamente aderente e extremamente durável, visto que são propostas totalmente inversas! 🙂

Por último, ainda se tratando da categoria de pneus SuperSport e Sport, temos os “duros”, que são os mais duráveis da linha! Como o famoso Angel GT da renomada marca Pirelli, que já ganhou inúmeros testes de durabilidade do segmento. Menos grip, menos esportividade e muito mais durabilidade para pilotos mais conservadores.

3) Mudando um pouco de segmento, falaremos agora sobre os pneus para BIGTRAIL!

Essa categoria de motocicletas também encontra uma infinidade de modelos e diversos tipos de aplicação! Por exemplo, uma R1200Gs ou GS800 BMW podem escolher entre cerca de 15 modelos de pneus! Pneus focados em durabilidade, pneus focados em performance, pneus para uso misto, pneus para uso em asfalto, pneus para uso em asfalto com LEVE aplicação off road, etc…

A lista de pneus para Bigtrail é enorme, e para escolher o pneu ideal para sua moto, em primeiro lugar é importante que você conheça o terreno que irá rodar com a moto. Escolhido o terreno, as opções de pneus são reduzidas e é muito mais fácil acertar no modelo.

Por exemplo, para uma longa viagem em asfalto: Scorpion Trail 2 da Pirelli ou Tourance Next Metzeler

Para fazer aquele off road de final de semana: Karoo 3 Metzeler

Para rodar a maior parte do tempo no asfalto e conseguir enfrentar um leve off road no meio do percurso: Metzeler Tourance

Entre muitas outras opções! (Conte com nossa equipe para ajudá-lo a decidir qual se encaixa melhor em seu perfil).

4) Para as motocicletas Custom, como Harley Davidson, Shadow, Dragstar, etc… o assunto acaba ficando mais fácil! Embora existam muitas opções em modelos para elas também, você não precisa escolher qual terreno vai rodar (como pilotos bigtrail) , ou se é mais conservador ou agressivo (como pilotos de supersport/sport). Os modelos de pneus CUSTOM geralmente apresentam borracha mais rígida e são mais duráveis. Neste caso indicamos que o proprietário da motocicleta atente-se principalmente em MANTER AS MEDIDAS originais e respeitar índice de carga, para que sua segurança não seja comprometida.

5) Por fim, também temos o pneu OFF road. Este é o indicado para ser usado fora de estrada  como trilhas e motocross.

Neste caso é ideal que o piloto se pergunte se deseja um pneu mais macio ou mais duro, para escolher entre a infinidade de modelos que oferecemos.

Por exemplo, no caso de uma trilha, um pneu RMX 35 Rinaldi mostra bom custo benefício! Já para o motocross, um pneu mais macio seria mais indicado, como o SR39 da Rinaldi (Entre muitos outros)

Lembrando que no OFF ROAD (principalmente) tudo é questão de adaptação com o modelo do pneu. O que pode ser bom para o seu amigo pode não ser bom pra você. Então é ideal que você experimente várias opções. Quando o pneu acabar, troque o modelo, experimente outra marca e vá comparando com modelos que já usou anteriormente. Aliando à essa decisão sempre o seu estilo de pilotagem, você vai chegar na opção que mais se adapta a sua região. Após experimentar vários modelos você terá o seu preferido com certeza!

Cuidados na hora de escolher

Agora que você conhece um pouco quais são os principais tipos de pneu para moto disponíveis no mercado, é importante destacar que, não importa qual o tipo escolhido, você deve respeitar as medidas estabelecidas.

É recomendado que sempre se mantenha a medida de pneu original, projetada para o veículo. Mas caso tenha o desejo de colocar uma medida mais larga por exemplo, sempre peça auxílio de uma equipe especializada para garantir que sua segurança não seja comprometida.

Vale lembrar, por fim, que os pneus novos contam com uma camada protetora que acaba deixando a superfície do produto escorregadia ao longo dos primeiros quilômetros rodados. Por essa razão, toda atenção é pouca após a troca!

Já sabe qual pneu comprar ou ainda está indeciso? Se você busca opções variadas em pneus sem gastar muito, o seu lugar é aqui. Visite nosso site e conheça já nossos produtos.

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