PAGANDO COM PIX VOCÊ GANHA 5% DE DESCONTO.

A prática de trafegar no espaço entre os carros (o chamado “corredor para moto”) é uma prática comum no Brasil. Todo motociclista que trafega pelas grandes cidades brasileiras circula diariamente pelo corredor, quando o trânsito está parado, em que as motos circulam para ganhar tempo.

Embora muitos pensem se tratar de uma infração, especialistas alertam que o trânsito de motos no corredor não é ilegal. Não há, no Código de Trânsito Brasileiro, a proibição sobre a circulação de motos no corredor. Contudo, é preciso tomar alguns cuidados para garantir a sua segurança e a dos demais motoristas e dos pedestres.

Hoje vamos te dar cinco dicas para usar corretamente o corredor.

 

1 – Circule em baixa velocidade

No corredor, a velocidade deve ser baixa. Caso o trânsito esteja parado, dirija a no máximo 20 ou 30 km/h. Caso o fluxo do trânsito seja normal, o motociclista deve rodar a uma velocidade levemente superior à do trânsito, cerca de 10 ou 15 km/h a mais, e nunca além do limite estabelecido para a via.

2 – Não buzine desnecessariamente 

Alguns motociclistas costumam buzinar sem parar quando circulam no corredor, com a desculpa de querer alertar os motoristas para que não mudem de faixa. É importante lembrar que a poluição sonora é algo tão nocivo à saúde humana quanto a própria poluição atmosférica. Use a buzina apenas quando for necessário, e não de modo contínuo.

3 – Ligue sempre os faróis

Andar com o farol baixo ligado durante o dia é um procedimento dos mais simples e adequados para garantir a segurança. A luz do farol pode garantir que quando esteja andando no corredor para moto, os motoristas de automóveis visualize mais facilmente sua motocicleta.

4 – Esteja sempre atento

Para passar em uma fresta com veículos que se movem em todas as direções, sua concentração deve ser máxima.

Qualquer imprevisto – um carro que muda de faixa ou mesmo uma freada repentina da moto que eventualmente esteja à sua frente – exigirá toda sua habilidade, e quanto mais focado você estiver na pilotagem, menor será o risco de um acidente.

A melhor atitude para rodar no corredor é a defensiva. Habitue-se a antever os movimentos do trânsito.

5 – Tenha bom senso

Como em muitas outras situações, você deve ser guiado pelo bom senso. Evite tirar “finas” dos carros, respeite as faixas de pedestres. Não os impeça de atravessar as ruas e avenidas com seu veículo.

Evite discutir ou xingar os motoristas (que muitas vezes mudam de faixa sem sinalizar). Um carro pode causar um estrago muito maior em um motociclista do que o contrário.

 

 

FONTE: ALBA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat