PAGANDO COM PIX VOCÊ GANHA 5% DE DESCONTO.

A embreagem é um componente essencial de sua moto, cuja vida útil depende muito do jeitão da pilotagem, mas também dos trajetos que você faz. Antes de te dar algumas dicas sobre como usar a embreagem melhor, e fazê-la durar mais tempo, é importante entender como ela funciona.

Elemento de ligação entre o virabrequim e o câmbio, que por sua vez transmite energia para o trio pinhão-corrente-coroa, também chamada de “relação” –, a embreagem tem seu funcionamento baseado em um atrito controlado, e é por conta disso que ela também é conhecida por fricção, palavra sinônimo de atrito.

Quando a alavanca de embreagem é acionada, os discos da embreagem se separam, permitindo que o motor funcione sem transmitir energia ao câmbio, e sem movimentar a roda. Conselho nº 1 para aumentar a vida de sua embreagem? Usar a alavanca o mínimo possível, apenas o necessário para trocas de marcha ou sair da imobilidade. É justamente no momento da transição entre moto parada/moto em movimento que o maior desgaste da embreagem acontece. Portanto, quanto menor for o tempo desta transição e a rotação do motor, menor será o desgaste.

Na hora da passagem ou das reduções de marcha, vale a mesma atitude; use rapidamente a alavanca e de modo preciso, mantendo a rotação do motor o mais baixa possível. Trocar de marcha acelerando forte coloca o sistema de embreagem sob esforço e causa desgaste, e o mesmo vale para as reduções de marcha, especialmente naquelas em que a mão deixa a alavanca de embreagem a meio curso por muito tempo, o que faz a embreagem patinar. Isso evita um tranco na roda traseira por conta do efeito freio-motor brusco, mas… reduz a vida útil da embreagem.

Ficar muito tempo parado, com motor ligado e embreagem acionada é um vício ruim. A melhor ação nesse caso é sempre colocar o câmbio em ponto morto e deixar a alavanca de embreagem descansar. Outra malvadeza é usar a embreagem de modo contínuo, algo comum quando o trânsito está congestionado e/ou em manobras feitas em velocidade muito baixa.

Se usada em excesso, a embreagem aquece por causa do atrito contínuo dos discos, o que provoca não apenas um desgaste acentuado, como pode também, em casos extremos, causar a total perda da eficiência do sistema e contaminar o óleo. Um baita estrago que na maioria dos casos passa despercebido, pois o sistema até volta a funcionar, mas quase sempre com dano considerável ao conjunto. Última dica: caso sua moto tenha a embreagem comandada por cabo, respeite a regulagem da folga da alavanca determinada no manual do proprietário. Além disso, use sempre o óleo dentro da especificação recomendada. Na hora de trocar a embreagem da moto, não erre! Escolha peças originais.

Fonte: Honda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat