PAGANDO COM PIX VOCÊ GANHA 5% DE DESCONTO.

Dicas importantes para quem quer vender a moto e não sabe por onde começar.

Sabemos que existem diversos motivos para querer trocar, desde a grana estar curta, seja porque não quer mais andar de moto ou simplesmente porque quer mudar de estilo e ir para um modelo mais novo, de maior potência.

Independentemente de qual seja a sua razão, na hora de vender a moto usada é precisa ficar atento em alguns critérios para conseguir realizar um bom negócio.

Listamos alguns pontos importantes que ajudarão você a realizar a venda da sua moto de maneira mais rápida, segura e ainda obter um bom valor no veículo.

Homem limpando a moto com pano e um borrifador.

1- Aparência é tudo (ou quase tudo)!

Uma moto bem cuidada e com boa aparência é essencial! Lembre-se de deixá-la bem limpa para as fotos.

Se você gosta de personalizar a moto, certifique-se que tenha em mãos o itens originais da moto. Para alguns, a originalidade do veículo é mais importante. Há grandes chances do comprador não querer pagar pelas peças personalizadas. Tenha em mente que uma moto original pode significar um maior valor de venda.

2- Seja realista no preço

Estabeleça um preço que seja compatível com o que há no mercado para motos similares a sua.
Preços muito acima podem diminuir consideravelmente o número de interessados. Entretanto, se o preço estiver muito abaixo, pode gerar desconfiança por parte do comprador e fazer com que ele interpretar que a moto tem muitos problemas ou é de origem ilegal.

Tabela FIPE

Se tiver muita dificuldade em estabelecer um valor para vender sua moto, utilize a tabela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) como referência, esta tabela norteia os valores dos veículos comercializados no Brasil. Basta pesquisar sua moto pelo marca, modelo e ano que será possível encontrar os preços e ter um parâmetro para definir o seu.

Estabeleça um limite de valor

Esteja ciente que poderão surgir contrapropostas onde o comprador te oferece menos que o valor pedido, ou deseja realizar trocas pelo veículo, estabeleça um limite até onde pode chegar para concretizar a venda.

3- Honestidade é uma vantagem (ou virtude?)

Seja honesto com o potencial comprador e deixe-o ciente das reais condições do veículo. Assim, o interessado terá mais confiança no negócio pois sabe o quanto ele terá de gastar com a moto. Se tentar esconder informações de mais, o comprador poderá desistir no fazer negócio ou poderá gerar reclamações e problemas caso a venda seja concretizada.

Se houver manutenção por fazer, tenha um orçamento em mãos para saber o quanto o comprador terá de gastar a mais, ou se foi feita manutenções no veículo, guarde as notas para que o comprador saiba que ele está comprando uma moto bem cuidada e em bom estado. E deixe claro a situação da documentação da moto, se há multas abertas ou se os documentos e impostos estão em dia.

4- Onde anunciar?

Anunciar na internet é o mais comum e o que tem mais alcance hoje em dia, porém, é preciso saber os locais corretos (ou melhores) para conseguir otimizar o tempo e ter bons negócios.

Redes Sociais

Muito presente na vida do brasileiro, as redes sociais são um ótimo ponto de partida para anunciar sua moto. Elas permitem que seus amigos e familiares compartilhem o seu anúncio, ampliando o seu alcance e aumentando a possibilidade de encontrar um potencial comprador.

Além disso, algumas redes possuem grupos de compra e venda ou até mesmo uma sessão dedica para venda de itens e veículos, como é o caso do Facebook que há diversos grupos de compra e venda, e conta com o serviço de Marketplace, um espaço dedicado para quem quer realizar negócios através da plataforma.

Marketplaces

Outro ponto importante para quem quer compra e vender itens na internet, os Marketplaces ou “Pontos de venda” se fizermos uma tradução literal, são sites que reúnem os mais diversos tipos comércio e produtos em um só local com o objetivo de conectar compradores e vendedores. É o caso das redes Mercado Livre e OLX, nestas plataformas você consegue anunciar o seu veículo e encontrar potenciais compradores próximo a você ou de qualquer parte do país.

Sites especializados

Os sites especializados atendem exclusivamente um público interessado em compra e venda de veículos. Temos como exemplo os sites Webmotors, Moto.com.br, iCarros, entre tantos outros.

Jornais

Para alguns pode ser estranho, mas se você é daqueles que ainda gosta de seguir a “moda antiga”, saiba que há espaço para o bom e velho jornal da sua cidade ou região.

O alcance destes veículos é muito menor comparado com o que a internet pode oferecer, mas pode ser uma ótima ferramenta para encontrar um comprador próximo de você e assim, concretizar a venda mais rapidamente e com menores problemas.

Alguns jornais atualmente já até possuem a versão digital dos seus veículos de comunicação, então…pode ser uma alternativa viável para você que quer algo mais simples e fácil para anunciar.

5- O que eu devo informar no anúncio?

Um dos pontos mais importantes do seu anúncio serão as fotos. A qualidade da imagem será fundamental para despertar, a curiosidade do potencial comprador. Escolha um lugar legal e com boa iluminação para tirar as suas fotos.

Você não precisa ter câmera profissional para isso, basta escolher um local com bastante luz e um celular já será o suficiente. Tire fotos de toda a moto e dos detalhes procurando mostrar o que há de diferencial e melhor em relação as outras motos usadas a venda.

Informações relevantes

Despertar o real interesse do comprador.

Quanto mais informações você relevantes e claras você puder fornecer aos interessados, menos perguntas repetitivas e menos contatos de “apenas de curiosos” você vai receber.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat